sexta-feira, 25 de setembro de 2020

 

O papel da alimentação no setembro amarelo


A alimentação apresenta um papel no controle da saúde mental, tanto para acelerar o processo de desenvolvimento de depressão, tanto como forma preventiva. Estudos mostram que mulheres que tem uma dieta com maior composição de alimentos inflamatórios, como bebidas açucaradas, refrigerantes, grãos refinados, carne vermelha e gordura trans, além de pobres em alimentos anti-inflamatórios, como frutas, legumes, azeite de oliva e verduras e vegetais verdes e amarelos têm um risco maior de desencadear transtornos depressivos.

Um dos sintomas mais comuns em quadros de depressão é a fadiga. Uma alimentação equilibrada, nesse sentido proporciona uma série de benefícios que combatem o desânimo e a perda de energia. O destaque é para os alimentos ricos em triptofano, aminoácido precursor da serotonina, neurotransmissor responsável pela sensação de prazer momentâneo. Dos alimentos, incluem o cacau, a banana, o leite integral e a aveia em flocos alguns exemplos de fontes de triptofano.

Outro aspecto positivo de se manter uma alimentação saudável é a saúde da microbiota intestinal, composta por bactérias que regulam as funções do intestino e o humor. Cerca de 50% ou mais da serotonina é produzida na mucosa intestinal. O consumo regular de fibras por meio de cereais integrais, legumes, frutas e verduras é indicado no cardápio com esse objetivo. Além disso, o uso de probióticos pra regular os microganismos intestinais é recomendado.

Cuide da sua saúde mental e valorize a vida! 

Como você pode ajudar

Nesse setembro amarelo, seja o ombro amigo de alguém. Aproveite para rever os seus conceitos e, ao invés de apontar o dedo, estenda a mão a quem precisa. Divulgue o tema, inicie o diálogo e, o principal, tenha empatia.

Mas, agora, se você sente que precisa de ajuda, saiba que não está sozinho. Quando sentir que não aguenta mais, ligue para o número 188. Alguém, do outro lado da linha, estará a postos para te escutar. A vida vale a pena, acredite.

Conhece alguém que gostaria de ler esse post? Então, o compartilhe nas suas redes sociais e espalhe a mensagem!

quarta-feira, 23 de setembro de 2020

Hipoglicemia: o que fazer?

 Hipoglicemia é um distúrbio provocado pela baixa concentração de glicose no sangue e que pode afetar pessoas portadoras ou não de diabetes.

 


A insulina é um hormônio produzido pelo pâncreas que promove a entrada da glicose nas células. Quando há muita insulina no sangue, muita glicose entra nas células e pouca permanece na corrente sanguínea, o que caracteriza a hipoglicemia. O problema também pode ocorrer também quando diminui a quantidade dos hormônios de contrarregulação (glucagon, hormônio de crescimento, adrenalina e cortisol). Esses hormônios ajudam a liberar o glicogênio armazenado no fígado, necessário quando se esgota o estoque disponível de glicose no sangue.


TIPOS E CAUSAS DE HIPOGLICEMIA

 

Geralmente, define-se a hipoglicemia quando a quantidade de açúcar no sangue vai para baixo de 70mg/dL. Existem dois tipos principais de hipoglicemia: a hipoglicemia de jejum e a pós-prandial (ou reativa), que ocorre depois das refeições.

Entre as causas da hipoglicemia de jejum destacam-se:

  • Produção excessiva de insulina pelo pâncreas;
  • Uso incorreto de medicamentos utilizados no tratamento de diabetes (por exemplo, ao tomar doses maiores que as indicadas);
  • Insuficiência hepática, cardíaca ou renal;
  • Tumores pancreáticos;
  • Consumo de álcool;
  • Excesso de atividade física sem compensação na alimentação;
  • Deficiência dos hormônios que ajudam a liberar glicogênio.

A hipoglicemia pós-prandial ou reativa ocorre por volta de 3 a 5 horas depois das refeições, como resultado do desequilíbrio entre os níveis de glicose e de insulina no sangue. Em geral, ela se manifesta em pessoas predispostas depois da ingestão de alimentos ricos em açúcar, nos pacientes submetidos à cirurgia do estômago e naqueles em fase inicial da resistência à insulina.


SINTOMAS

 


Sinais da hipoglicemia por conta de hormônios de contrarregulação:

  • Tremores;
  • Tonturas;
  • Palidez;
  • Suor frio;
  • Nervosismo;
  • Palpitações;
  • Taquicardia;
  • Dor de cabeça;
  • Pesadelos (hipoglicemia pode ocorrer também durante o sono);
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Sonolência;
  • Fome.

Sinais de hipoglicemia devido à redução da quantidade de glicose no cérebro:

  • Confusão mental;
  • Alterações do nível de consciência;
  • Perturbações visuais e de comportamento que podem ser confundidas com embriaguez, cansaço, fraqueza, sensação de desmaio e convulsões.

Identificar os sintomas é muito importante, pois o próprio paciente, conhecendo a si mesmo, pode agir rapidamente para evitar a progressão do quadro. Veja abaixo como proceder.

 

TRATAMENTO

 


Uma vez instalada a crise hipoglicêmica, o paciente deve consumir de 15 g a 20 g de carboidratos simples. Essa medida equivale, por exemplo, a:

  • Uma colher de sopa de mel (exceto em casos de crianças menores de 1 ano);
  • Um copo de 200 mL de suco de laranja ou de refrigerante não dietético;
  • Uma colher de sopa de açúcar dissolvido em meio copo de água.

O efeito será mais rápido se esses alimentos forem ingeridos junto com carboidratos de longa duração, como pães, pipocas, biscoitos etc.

No caso de quem tem diabetes, é recomendado medir a glicemia 15 minutos após a ingestão e, se ela continuar baixa, consumir mais uma porção de algum desses alimentos. Quando a glicemia se restabelecer, faça um lanche saudável (como uma porção de amêndoas e castanhas ou uma tapioca com queijo magro) se sua próxima refeição principal estiver muito distante (entre 1 ou 2 horas).

Se o nível de consciência estiver comprometido, o paciente deve ser encaminhado para atendimento médico a fim de receber a medicação adequada. Quando existe alto risco de crises de hipoglicemia, o médico pode prescrever kits de glucagon injetável, que pode ser aplicado por acompanhantes do paciente em caso de emergência. Não se esqueça de reportar a ocorrência na próxima consulta.

A partir do restabelecimento, a abstinência de álcool em jejum e um novo esquema medicamentoso são importantes para encaminhar um tratamento mais eficaz.

É importante lembrar que nem sempre a hipoglicemia tem relação com o manejo do diabetes, como é o caso de tumores, por exemplo.

 

RECOMENDAÇÕES

 

  • Refeições menores e mais próximas umas das outras ajudam a prevenir a queda da glicose no sangue;
  • Antes de dormir, uma refeição leve à base de carboidratos e proteínas ajuda a prevenir crises noturnas de hipoglicemia;
  • A prática de exercícios físicos pode exigir o consumo de carboidratos extras para evitar a queda brusca dos níveis de glicose no sangue.

terça-feira, 29 de outubro de 2013

A beterraba e seus benefícios

A beterraba, como todos sabem, é uma raiz que existe em duas colorações: branca, da qual se faz açúcar, e vermelha, utilizada na alimentação. Muito rica em ácido fólico, ela é importantíssima para mulheres grávidas ou que pretendem engravidar. Na sua composição também encontramos boas fontes de vitamina A, vitaminas do complexo B, vitamina C e sais minerais.
E não para por aí. A beterraba contém: sódio, que protege o organismo contra a perda excessiva de líquido, potássio, necessário para a atividade muscular normal, zinco, essencial aos tecidos cerebrais, e magnésio, regula as funções musculares e nervosas.
Já a quantidade de ferro na beterraba é pequena, por isso é interessante consumi-la junto a um alimento rico em vitamina C – como em suco de beterraba com laranja. Ela também pode ter um leve efeito laxante por conta das suas fibras insolúveis.
Mesmo rica em açúcar (sacarose), a beterraba não é prejudicial pois suas fibras compensam e balanceiam esse fator. Assim, ela pode ser consumida por diabéticos sem problemas. A dica é consumir a beterraba crua ou cozida no vapor para que não haja perdas expressivas de nutrientes.
Mesmo com um sabor amargo, as folhas da beterraba são grandes aliadas na proteção aos olhos contra o envelhecimento. Elas podem ser consumidas cruas na salada ou refogadas como o espinafre.
Fiquem atentos pois ainda nessa semana traremos duas receitas deliciosas para vocês acrescentar a beterraba em sua alimentação!

domingo, 8 de setembro de 2013

Chocolate quente melhora funcionamento do cérebro, diz estudo

Chocolate quente pode ajudar pessoas mais velhas a manterem o cérebro mais saudável, segundo pesquisa. Dois copos da bebida por dia impulsionou o fluxo sanguíneo para o órgão e melhorou a memória dos voluntários com estreitamento das artérias. A pesquisa envolveu 60 pessoas com idade média de 73 anos que sofriam de demência. As informações são do Mirror. 
Apenas 18 membros do grupo que tinha o fluxo sanguíneo prejudicado se beneficiaram com a bebida.  Após um mês, eles tiveram 8,3% de melhora no fluxo em várias partes do cérebro. Os resultados dos testes de memória também melhoraram, com o tempo para recordar algo passando de 167 segundos para 116.
Farzaneh Sorond, da Harvard Medical School em Boston, disse: “nós estamos aprendendo mais sobre o fluxo sanguíneo no cérebro e sua influência nas habilidades de pensamento”. Assim como áreas do cérebro precisam de mais energia para completarem tarefas, elas também precisam de um melhor fluxo sanguíneo. Essa relação, chamada neurovascular, pode ter papel importante em doenças como o Alzheimer.
Segundo o medico Doug Brown, director de pesquisa e desenvolvimento da Sociedade do Alzheimer, o fluxo de sangue baixo influencia os trabalhos no cérebro humano, porque falta energia nas células do órgão para completar as atividades com eficiência. 

sábado, 7 de setembro de 2013

Valor Calórico da Bebidas Quentes



Pessoal o friozinho é muito gostoso pra tomar um cappuccino, ou um chocolate quente. Mas é preciso ficar atento às calorias dessas bebidas para não atrapalhar o planejamento de ganho de peso mensal ou a sua saúde.

Então compare a tabela à seguir e escolha o preparo que for melhor para você: não ultrapasse a 4 xícaras ao dia 

Café espresso puro - 50 ml - 9 cal.
Café espresso + açúcar - 50 ml - 33 cal.
Café espresso + adoçante - 50 ml - 12 cal.
Café espresso puro + chantilly - 50 ml - 35 cal.
Café espresso + açúcar + chantilly - 50 ml - 59 cal.
Café espresso + adoçante + chantilly - 50 ml - 38 cal.

Café com leite integral puro - 100 ml - 45 cal.
Café com leite integral puro + açúcar - 100 ml - 69 cal.
Café com leite integral puro + adoçante - 100 ml - 48 cal.

Café com leite desnatado puro - 100 ml - 28 cal.
Café com leite desnatado + açúcar - 100 ml - 52 cal.
Café com leite desnatado + adoçante - 100 ml - 31 cal.

Cappuccino tradicional puro - 100 ml - 65 cal.
Cappuccino tradicional + açúcar - 100 ml - 89 cal.
Cappuccino tradicional + adoçante - 100 ml - 68 cal.

Cappuccino com leite desnatado puro - 100 ml - 48 cal.
Cappuccino com leite desnatado + açúcar - 100 ml - 72 cal.
Cappuccino com leite desnatado + adoçante - 100 ml - 51 cal.

Chocolate quente tradicional puro - 100 ml - 98 cal.
Chocolate quente tradicional + açúcar - 100 ml - 122 cal.
Chocolate quente tradicional + adoçante - 100 ml - 101 cal.

Chocolate quente com leite desnatado puro - 100 ml - 74 cal.
Chocolate quente com leite desnatado + açúcar - 100 ml - 98 cal.
Chocolate quente com leite desnatado + adoçante - 100 ml - 77 cal.

* acréscimo de chantilly = + 55 cal. 
* acréscimo de creme de avelã = + 106 cal. 
* acréscimo de leite condensado = + 65 cal. 
* acréscimo de doce de leite = + 65 cal. 

Minha dica é intercalar com um cházinho hehehe 

Até! ;)

quinta-feira, 5 de setembro de 2013

Chocolate - Afinal, devemos consumir?

O chocolate, produzido a partir da massa do cacau (Theobroma cacao), açúcar (sacarose), manteiga de cacau, substâncias flavorizantes e outros compostos como leite e oleaginosas, pode trazer benefícios à saúde humana. No antigo México já utilizavam o chocolate com finalidades medicinais.
Este alimento apresenta conteúdo significativo de gorduras, mas há uma distribuição muito interessante entre os tipos de gorduras. Por exemplo, encontram-se gorduras monoinsaturadas (consideradas boas) e gorduras saturadas (consideradas ruins quando consumida em excesso). Então, afinal, será que este conjunto tem um efeito positivo ou negativo?
Estudos indicam que o consumo regular de chocolate, principalmente o amargo, por possuir altas concentrações de compostos bioativos como flavonóides e polifenóis, podem exercer diversos efeitos benéficos à saúde, como neutralizar os radicais livres do nosso organismo, reduzir as concentrações do colesterol ruim e aumentar o colesterol bom, além de reduzir a pressão sanguínea, contribuindo para a prevenção de doenças do coração, sendo esta uma das doenças que mais atingem as populações que seguem um padrão alimentar ocidental.
Por outro lado, já foram realizados estudos que identificaram que indivíduos que consomem diariamente chocolate possuem risco maior de desenvolver menor densidade mineral óssea, ou seja, torna as pessoas mais propensas ao desenvolvimento de osteoporose. Isso provavelmente se deve a alguns fatores como: presença de cafeína (mas ainda não foi conclusivo), presença de oxalato (que inibe a absorção de cálcio), presença de cacau e açúcar (pois aumenta a concentração de insulina no sangue, que faz aumentar a excreção de cálcio pela urina). Foi identificado que o consumo de 100g de chocolate amargo pode aumentar em 147% a excreção de cálcio pela urina. Porém mais estudos são necessários para investigar esses efeitos.
Outro tema interessante relacionado com este alimento é o fato de muitas pessoas sentirem compulsão por chocolate, é o chamado craving, em que os indivíduos têm motivação intensa e periódica de consumir a substância que deseja. Já foi até comparado com o vício por drogas, pois possui substâncias biologicamente ativas relacionadas com sensações psicológicas.
As pesquisas indicam o chocolate como um alimento promissor, indicando um efeito positivo com quantidades de apenas 38g ao dia. Entretanto, apesar de diversos benefícios hoje em dia estudados, o consumo diário ou freqüente de chocolate não deve ser indicado a todos os indivíduos. Inclusive porque dependendo de fermentação e de outros processos de industrialização, algumas substâncias podem ser perdidas, diminuindo ou perdendo seus benefícios. Portanto, uma indicação acompanhada por um nutricionista que poderá tirar melhor proveito dos benefícios deste alimento deve ser realizada para identificar qual opção melhor se encaixa em cada caso. Vale lembrar ainda que todos os efeitos benéficos são atribuídos ao chocolate amargo, que contém uma maior concentração de cacau associada a menor teores de açúcar e gordura. Hoje já há no mercado produtos com maior concentração de cacau, que devem sempre ser preferidos.

sábado, 17 de agosto de 2013

Amamentação


O leite materno é uma substância extraordinária contendo nutrientes e enzimas perfeitamente balanceadas, com substâncias imunologias de proteção da vida, fator de crescimento epidérmico que se ajustam adequadamente par promover todas as mudanças necessárias na criança.

Amamentação é mais do que promoção nutricional. O momento da amamentação supre desde o início as necessidades emocionais, o contato pele a pele, olhos nos olhos entre dois seres, torando a mãe a primeira professora de amor de seus filhos.

O leite materno é alimento completo e satisfaz todas as necessidades dos primeiros meses de vida, para o bebê crescer e se desenvolver, porque contém vitaminas, minerais, gorduras, açúcares, proteínas, todos apropriados para o organismo do bebê. Possui muitas substâncias nutritivas e de defesa, que não se encontram no leite de vaca e em nenhum outro leite.

O leite da mãe é adequado, completo, equilibrado e suficiente para o seu filho. Ele é um alimento ideal. Não existe leite fraco. É feito especialmente para o estômago da criança, portanto de mais fácil digestão.

O leite materno dá proteção contra doenças porque só ele tem substâncias que protegem o bebê contra doenças como: diarréia (que pode causar desidratação, desnutrição e morte), pneumonias, infecção de ouvido, alergias e muitas outras doenças.

O bebê que mama no peito poderá evacuar toda vez que mamar, ou passar até uma semana sem evacuar. O cocô geralmente é mole.

O leite materno é limpo e pronto, não apanha sujeira como a mamadeira. Está pronto a qualquer hora, na temperatura certa para o bebê, não precisa ser comprado. 

Dar de mamar é um ato de amor e carinho, faz o bebê sentir-se querido, seguro. Ajuda na prevenção de defeitos na oclusão (fechamento) dos dentes, diminui a incidência de cáries e problemas na fala. Evita gastos com outros leites, mamadeiras, bicos, materiais de limpeza, gás, água, etc. Está sempre pronto, na temperatura ideal. Não exige preparo.

Bebês que mamam no peito apresentam melhor crescimento e desenvolvimento. Trabalhos científicos identificam que essas crianças são mais inteligentes. Ele é o alimento ideal, não sendo necessário oferecer água, chá e nenhum outro alimento até os seis meses de idade.

Os olhos nos olhos e o contato contínuo entre mãe e filho fortalecem os laços afetivos, e o envolvimento do pai e familiares favorece o prolongamento da amamentação.

Amamentar logo que o bebê nasce diminui o sangramento da mãe após o parto e faz o útero voltar mais rápido ao tamanho normal, e a diminuição do sangramento previne a anemia materna.

Quando o bebê suga adequadamente, a mãe produz dois tipos de substância: prolactina, que faz os peitos produzirem o leite, e ocitocina, que libera o leite e faz o útero se contrair, diminuindo o sangramento. Portanto, o bebê deve ser colocado no peito logo após o nascimento, ainda na sala de parto.

Estudos em populações demonstraram que quanto mais a mulher amamenta, menor o risco de câncer de mama e ovários, quanto maior for o tempo de amamentação.

O colostro é o primeiro leite que sai do peito e é produzido nos primeiros dias após o parto. É importante que o recém-nascido mame o colostro, porque ele contém tudo o que o bebê necessita nos primeiros dias. É produzido em menor quantidade, porém esta  é adequada para os primeiros dias. Pode ser claro ou amarelo, grosso ou ralo. O colostro é o alimento que defende o bebê de muitas doenças, por isso é comparado a uma vacina. Depois de alguns dias, o colostro vai mudando de cor.

As crianças nascidas antes do tempo ou com peso baixo devem tomar o leite de suas próprias mães porque o leite produzido é especial para os mesmos, ou seja, o leite da mãe tem substâncias nas quantidades necessárias para os seus filhos.

O bebê deve mamar logo após o nascimento e todas as vezes que quiser.

Como o leite materno é de digestão mais fácil, às vezes a criança quer mamar mais vezes. O número de mamadas pode variar: no primeiro mês, geralmente as mamadas são mais freqüentes. O bebê é quem escolhe o horário de mamar, e quem decide quanto tempo deve durar a mamada. Mamadas muito longas podem significar “pega” incorreta.

O bebê precisa mamar um peito antes de passar para o outro, assim ele toma o leite do final da mamada, que faz o bebê engordar.

Não existe leite fraco. O leite do início da mamada é mais ralo porque contém mais água, açúcar e fatores de proteção. A qualidade do leite não está relacionada ao tipo de alimento que a mãe come. Mamar errado faz a maioria das mulheres pensarem que o seu leite é fraco e isto não é verdade.

          Segundo a Organização Mundial da Saúde e UNICEF, a recomendação é oferecer somente leite materno nos primeiros seis meses de vida. Nesse período não há necessidade de água ou chá, mesmo quando o tempo estiver muito quente, seco ou o bebê estiver com cólica.

O leite materno é importante para o bebê durante esse período porque evita muitas doenças, principalmente quando dado exclusivamente. Além disso, contém todas as substâncias necessárias para que o bebê cresça sadio mental e fisicamente.

Amamentar exclusivamente no peito evita muitas doenças, por exemplo, diarréia, pneumonia, infecção no ouvido e muitas outras.

Quando o bebê mama só no peito, geralmente faz cocô mole, várias vezes ao dia, ou pode ficar até uma semana sem evacuar.

Quando a criança mama no peito, aceita mais facilmente os alimentos da família, porque o leite do peito tem sabor e cheiro conforme a alimentação da mãe. Mamando só no peito até os seis meses os bebês já estão se adaptando aos alimentos da família.

Nesse período é comum o peito vazar e molhar a roupa. Isto é normal e acontece principalmente quando a mãe pensa no bebê ou acha que está na hora de amamentar. Isso é resultado da atuação de uma substância produzida no corpo da mulher que amamenta. Nesse caso, quando a mãe se sente incomodada, pode ordenhar um pouco o peito. Proteger o peito com um pano evita molhar a roupa.

quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Nutrição na gestação


Para a grávida, há um aumento de 300 calorias diárias, durante o segundo e o terceiro trimestre de gravidez. Isso corresponde a 1 copo de leite e 1 fatia de pão integral ou 1 iogurte e 1 xícara de salada de frutas ou 1 copo de suco de frutas e 1 fatia de pão integral com queijo. O ganho de peso correto protege a mãe e traz um crescimento adequado ao bebê.De forma simplificada, considera-se que as gestantes de baixo peso ganhem em torno de 15 kg; as de peso adequado, entre 10 a 12 kg; e as com sobrepeso ou obesas, entre 6 e 7 kg.

A gestação de gêmeos leva ao aumento de 15 a 20 kg. Quando uma grávida aumenta muito de peso, a saúde da dupla mãe-filho entra em perigo. Cada caso deve ser individualizado. Porém, é clássico o conceito de que uma futura mamãe não deve engordar muito mais que doze quilos no seu período gestacional. Na gestante, o excesso de peso aumenta os riscos de diabetes, hipertensão, pré-eclâmpsia, além de inúmeras outras complicações obstétricas.

Você está gerando uma vida. Portanto, se até hoje prestou mais atenção à tabela de calorias do que ao alimento que está ingerindo propriamente dito, pense seriamente em inverter esses valores. Tão importante quanto o ganho de peso é a qualidade nutricional do peso que você irá ganhar. Isso porque durante a gestação há um aumento das necessidades de vários nutrientes, necessários para a formação dos componentes da gestação, para o crescimento do feto e para criar as reservas que serão utilizadas durante todo este período e a lactação. A deficiência de algum nutriente pode afetar o crescimento e o desenvolvimento do bebê, assim como minar as reservas da mãe. Por outro lado, a sua ingestão excessiva também pode ser prejudicial. Por isso, o equilíbrio é importante.
O que é mais importante durante a gravidez?
Veja, abaixo, alguns dos nutrientes fundamentais para você e se bebê durante a gestação:

Proteínas: é fundamental para a produção das células e dos tecidos novos da mãe e do bebê. Recomendam-se 60 gramas de proteínas por dia (10 a 12 gramas a mais do que uma mulher não grávida). A dieta das brasileiras, muitas vezes, já contém quantidades excessivas de proteínas. Sendo assim, você já pode estar consumindo esta quantidade protéica adicional. Neste caso, não há necessidade de aumentar a ingestão, pois o excesso pode ser prejudicial.  Alimentos ricos em proteínas: carnes, aves, peixes, ovos, leite e derivados, feijão, ervilhas, grão-de-bico, nozes.

Carboidratos: São muito importantes, pois fornecem as calorias adicionais que a gestante necessita. Se você não consumir as quantidades adequadas de carboidratos, começará a utilizar as proteínas como fonte de energia, e isso não é bom, pois devem ser poupadas para outras funções.Alimentos ricos em carboidratos: pães, cereais, arroz, massas, batata, frutas. Os alimentos ricos em açúcares, como doces e refrigerantes, também contêm carboidrato, mas são muito calóricos e pobres em vitaminas e minerais.

Ácido fólico: é fundamental para a formação do sistema nervoso do feto, na formação do sangue e das células. Recomenda-se o consumo de 600 microgramas de ácido fólico por dia, 200 microgramas a mais do que para as não grávidas. É possível obter as quantidades necessárias a partir de uma alimentação bem equilibrada. Entretanto, vários estudos reportam ingestão insuficiente em muitas mulheres. Para garantir que a quantidade certa esteja sendo ingerida, e, assim, prevenir malformações, os obstetras recomendam a suplementação.. Alimentos ricos em ácido fólico: folhas verdes como espinafre e brócolis, fígado, laranja, batata-doce e abóbora, alimentos integrais e legumes.

Vitamina B12: Também atua na produção sangüínea e na produção de células novas. A deficiência de vitamina B12 é rara, uma vez que ela está presente em todos os alimentos de origem animal. As mulheres que consomem estes alimentos conseguirão facilmente receber as quantidades necessárias. Já as gestantes que consomem dieta vegetariana devem receber suplementação. Alimentos ricos em vitamina B12: carnes, peixes, aves, leite e derivados, ovos.

Cálcio: Este mineral está envolvido na formação de ossos e dentes do bebê. A ingestão diária de cálcio recomendada para as gestantes maiores de 18 anos é de 1.000 mg, o equivalente a 3 a 4 copos de leite (integral ou desnatado). Para grávidas menores de 18 anos, a recomendação é de 1.300 mg. Muitas mulheres, mesmo antes de engravidar, não conseguem ingerir as quantidades suficientes. Por isso, durante a gestação, têm mais chances de apresentar deficiências: numa dieta insuficiente, o feto utilizará as reservas maternas. Alimentos ricos em cálcio: leite e derivados, vegetais como couve, agrião, mostarda e brócolis, sardinha em lata, alguns tipos de feijão, produtos à base de soja como tofu e alimentos fortificados.
Ferro: Faz parte da hemoglobina, substância dos glóbulos vermelhos responsável por transportar oxigênio para todo o corpo. Na gravidez, mais ferro é necessário para a maior produção de hemoglobina: 30 mg por dia. Para assegurar uma adequada produção de hemoglobina, o feto recorrerá às reservas da mãe, se necessário. Além disso, a gestante também perderá sangue na hora do parto. Para evitar a deficiência de ferro, anemia e complicações na hora do parto, é importante comer, todos os dias, alimentos ricos em ferro. Muitas mulheres já iniciam a gestação com baixas reservas de ferro. Portanto, além dos alimentos, recomenda-se suplementação durante o segundo e o terceiro trimestre. Alimentos ricos em ferro: carnes, aves, peixes e fígado têm um tipo de ferro que é muito bem absorvido. Já as leguminosas, como feijão, lentilha e grão-de-bico, e as folhas verde-escuras, como espinafre e couve, contêm outro tipo, mais difícil de ser absorvido. Para ajudar a absorção deste ferro, consuma junto alimentos ricos em vitamina C, como frutas e sucos de laranja, limão, goiaba, acerola, caju, maracujá.
Quais são as dicas de alimentação na gravidez?
• Beba água constantemente, de 1,5 a 2 litros por dia;
• Consuma pelo menos três frutas por dia, além de legumes e verduras no almoço e jantar. Esses alimentos são ricos em fibras, que previnem a prisão de ventre, muito comum na gestação;
• Fracione as refeições em seis a oito vezes ao dia, com pequenas quantidades, e mastigue devagar. Consuma alimentos com baixo teor de gordura e evite ingerir líquidos durante as refeições, para facilitar a digestão e evitar azia;
• A carne é muito importante nesse período, por ser rica em ferro e proteínas. O ferro pode ser melhor absorvido se consumido com frutas ricas em vitamina C, como kiwi, laranja, limão, acerola, tangerina e abacaxi.
• O uso moderado de adoçantes foi permitido para gestantes com diabetes pela Associação Americana de Dietética (ADA), que autorizou o uso de produtos à base de aspartame, acesulfame-K e sucralose, sendo considerados seguros ao bebê. O uso de adoçantes e produtos diet à base de sacarina não são recomendados, pela permeabilidade da placenta, eles podem permanecer nos tecidos do bebê.
Lembre-se que as orientações contidas aqui são gerais, não consideram casos específicos. Para uma orientação personalizada, consulte um nutricionista

sábado, 10 de agosto de 2013

A ansiedade pode ser um fator que ajuda a aumentar o apetite.

VERDADE: A ansiedade excessiva associada ao stress é muito comum hoje em dia. A vida moderna fez com que as pessoas esquecessem o que é relaxar, vivemos em um ritmo acelerado com excesso de informações, o que faz com que algumas pessoas se tornem menos produtivas, menos felizes e mais estressadas. E apesar de ouvirmos muito falar sobre isso, afinal o que é o stress e a ansiedade?
  Resumidamente o stress ocorre por conta de um conjunto de reações orgânicas e psíquicas de adaptação que o nosso organismo emite quando é exposto a estímulos que o excite, irrite ou amedronte. Entre os fatores que causam stress posso citar a falta de tempo, grande busca pela ascensão profissional, dificuldades em lidar com a pressão do dia-a-dia, problemas financeiros, familiares e profissionais e a busca pelo sucesso.
  Todos esses fatores estressantes podem levar ao surgimento de uma ansiedade excessiva.
  Na realidade a ansiedade é normal, nós ficamos apreensivos diante de novidades, às vezes estamos esperando uma boa noticia, uma viagem nas férias o que nos deixa mais ansiosos. Mas o problema mesmo é quando essa ansiedade começa atrapalhar o dia-a-dia. Ainda mais nos tempos de hoje em que vivemos em uma intensa competitividade e o excesso de ansiedade pode causar conseqüências para o desempenho durante as atividades diárias, já que entre os sintomas da ansiedade temos inquietação, impaciência, pouca concentração ou memória, irritabilidade, insônia entre outros.


Ansiedade x alimentação
  Atualmente nos prendemos muito as calorias existentes nos alimentos, devido a crescente busca por um corpo magro baseado naqueles que vemos todos os dias na tv e a busca por uma melhor qualidade de vida.
  Mas a alimentação vai muito além disso. O ato de comer envolve vários fatores desde aspectos fisiológicos, que é quando comemos para nos manter vivos (já que o alimento atua como combustível para nosso organismo) e também a comida tem um aspecto psicológico, pois, também está ligada ao prazer, recordações, encontros com amigos ou familiares. Comer muitas vezes também pode ser uma forma de aliviar sentimentos negativos como raiva ou frustração.
 Quando a pessoa está muito estressada ou ansiosa, ocorre um aumento do apetite, que é caracterizado por uma resposta fisiológica do organismo perante o estado emocional. Pode parecer que não, mas é comum as pessoas associarem o alimento a uma forma de aliviar ou compensar um sofrimento.
  Quem nunca devorou um prato cheio de brigadeiro, ou uma barra gigante de chocolate quando se sentiu triste ou teve alguma desilusão amorosa? 
  Pois é a comida tem esse poder de trazer para as pessoas sentimentos de prazer, euforia como se fosse em alguns momentos sinônimo de felicidade.

O que pode ajudar a melhorar a ansiedade?

   Existem alguns alimentos que quando consumidos em excesso podem acentuar o quadro de ansiedade entre eles temos:  Café, chá mate, chá preto, refrigerantes a base de cola e além destes também deve-se evitar o consumo excessivo de chocolates, açúcares, comida de fast food e gorduras.
Lembrando que uma vida saudável é a base para manutenção de um bom estado de saúde. E nós conseguimos alcançar através de uma alimentação variada e equilibrada.
  É preciso variar o maximo o consumo de frutas, verduras, legumes e grãos integrais, já que desta forma conseguimos obter um pouco de nutrientes de cada um dos alimentos ingeridos.
  Eu não gosto de rotular alimentos como bons e ruins, acho que o que faz mal mesmo é a falta ou excesso de qualquer alimento. Lógico que tem que haver um maior controle em relação ao consumo de alimentos gordurosos, calóricos e industrializados, mas isso não quer dizer que pra você ser saudável tem que eliminar totalmente da dieta. Se conseguir controlar a quantidade e a freqüência que está comendo não vejo problema em consumi-los.
  Aliada a uma alimentação saudável também é importante a pratica de atividades físicas, que nos ajudam a manter o peso adequado, pode diminuir risco ou ser um fator que ajuda no tratamento da ansiedade e doenças crônicas não transmissíveis (diabetes, hipertensão, obesidade etc).

quarta-feira, 31 de julho de 2013

Morango em Foco

O morango é um fruto originário da Europa. Pertence à família das rosáceas – a mesma das rosas, maçãs, cerejas e pêras. É um fruto rasteiro. Em sua superfície encontram-se carocinhos que são supostas sementes. No entanto, ele tem uma única semente, que se liga ao fruto por um pequeno ponto.
O morango é um fruto carnoso, suculento, de sabor levemente ácido. Destaca-se pela vivacidade de sua cor vermelha com as sementes à superfície e uma coroa de folhas no topo do fruto. 
No Brasil o morango tem mostrado melhor adaptação do Sul de Minas Gerais até o Rio Grande do Sul, pois não suporta temperaturas elevadas. Seu período de safra vai de junho a outrubro. É considerado muito sensível a doenças e pragas  como ácaros, formigas e pulgões.
É um alimento com poucas calorias. Rico em vitamina C, betacaroteno, ferro, cálcio, fósforo, potássio, sódio e em menor quantidade de vitaminas A e B. São dadas algumas funções para o morango, como segue abaixo:
  • Tratamento de gota, reumatismo; 
  • Estimula os processos de absorção na infância;
  • Aumenta resistência a infecções;
  • Ação anticancerígena;
  • Possui muitas fibras
  • As folhas são antiinflamatórias;
  • Equilibra o fígado devido aos seus açúcares naturais, o sistema nervoso e as glândulas endócrinas;
  • Evita a fragilidade dos ossos, má formação dos dentes, dá resistência aos tecidos,  ajuda a cicatrizar ferimentos. 
O morango é utilizado na forma in natura ou em sucos, doces, geléias, mousses, cremes e muitas outras culinárias.
Por 100 g:
 
 Energia (Kcal) Cho (g)Ptn (g) Lip (g) Fibra (g) VitC (mg) Ca (mg) Na  (mg)P (mg) K  (mg)VitB1 (mg)VitB2 (mg) VitB3 (mg) VitA (mg) 
 307,0 1,0 1,7 56,38 14,09 0,67 18,79 165,77 0,02 0,07 0,2 2,68 

sábado, 27 de julho de 2013

Batata doce, conheça todos Benefícios!

Existem diversas variedades da batata doce, as quais se distinguem pelo tamanho, forma, sabor, textura e cor do tubérculo, sendo as mais comuns de cor Branca, creme, amarela, laranja e roxa.

Batata doce e seus Nutrientes:
Ela é rica em vitamina e minerais muito importantes para o corpo humano:
Vitamina A (7100UI/100g), que a torna uma ótima alternativa no combate ao Câncer,
Acido ascórbico (Vitamina C), ajudando na imunidade e agindo como antioxidante,
Tiamina (Vitamina B1), importante para o bom funcionamento do coração, sistema nervoso e contração muscular,
Riboflavina (Vitamina B2), importante para a saúde dos olhos, pele, boca e cabelos,
Fósforo, ajuda a formar e manter ossos e dentes, melhora disposição corporal e auxilia no metabolismo das proteínas.
Ferro, essencial para a imunidade e disposição e
Cálcio, importante para a formação dos ossos.

É muito rica também em Antocianinas, substâncias ativas no combate ao Câncer, e com ação mais antioxidante que as Vitaminas C e E. As Antocianinas encontram em maior quantidade nas Batatas Doces mais escuras (Roxas).

Batata doce e a Fome
Além disso, batata doce é um carboidrato complexo de baixo índice glicêmico, o que significa que sua absorção é mais lenta, liberando glicose na corrente sanguínea aos poucos e sem estimular muito o hormônio chamado insulina (responsável pelo aumento da fome e pelo acúmulo de gorduras). Ou seja, ajuda a emagrecer!!!

Batata doce e Atividade Física
Ela é uma ótima alternativa de consumo entre Uma a Duas horas antes de alguma atividade física, principalmente Anaeróbica (musculação, por exemplo), por ter baixo índice glicêmico é lentamente absorvida, e proporcionará energia constante durante a atividade.

terça-feira, 23 de julho de 2013

Dietas da Moda, cuidado.

Dietas milagrosas que prometem emagrecimento rápido, seguro e sem sofrimento crescem na mesma velocidade que o peso da população mundial.




A cada quilo a mais que a balança acusa, surgem novas fórmulas ditas infalíveis na roda de amigos e no café entre colegas, na empresa e na universidade. O motivo é o mesmo: pessoas insatisfeitas com a própria silhueta, fora dos padrões de uma sociedade que cultiva a magreza como sinônimo de beleza.  



Com o surgimento da cultura de valorização do corpo extremamente magro na mídia, trazido pelo mundo “fashion” as pessoas passaram a buscar intensamente alternativas para adquirir o corpo imposto como ideal.
 Um dos principais métodos utilizados são as famosas “dietas da moda”, que geralmente caracterizam-se por dietas de grandes restrições (de calorias, carboidratos, etc). Tais dietas surgem geralmente de revistas, sites, livros não científicos e são rapidamente difundidas. O grande problema é que essas são realizadas sem o acompanhamento de profissionais da saúde e possuem um risco de complicações enorme que pode até comprometer a saúde da pessoa.



Toda pessoa deve ter uma alimentação balanceada para manter um peso adequado (manter ou perder ou ganhar). Mas esse peso e essa alimentação não devem ser ditados pela "mídia" e sim por um conjunto de características inerentes a cada pessoa (individualismo). 



Todo mundo quer emagrecer do dia para a noite. E as pessoas muitas vezes realmente emagrece, mas sem a reeducação alimentar necessária volta a engordar.” 

O imediatismo e a desinformação levam milhões de pessoas em todo o mundo a tentar fórmulas fáceis para adquirir o corpo sonhado. Mas é consenso entre os especialistas que obter e, principalmente, manter o peso adequado é um projeto de longo prazo.

É consenso entre os especialistas da saúde que hábitos saudáveis devem fazer parte do dia-a dia para maior expectativa de vida, e isso inclui a redução da ingestão de alimentos ricos em gordura saturada e colesterol, aumento do consumo de fibras alimentares, hortaliças e frutas, além da prática regular de atividade física.

Cuidem-se e bom senso sempre!!!
Nutricionista Shirlei Lima